O Presidente do Sindicato dos Comerciários em Juazeiro, Renato Sena se mostrou preocupado com a proposta do Projeto de Lei – PL 4330 que permite terceirizar atividades-fim de empresas. O sindicalista afirma que o projeto é inconstitucional e retira direitos assegurados de todas as classes.

Renato relata ainda que outros benefícios assegurados podem ser afetados: “A maior ocorrência de denúncias de discriminação está em setores onde há mais terceirizados, como os de limpeza e vigilância. Outra questão é sobre as negociações que poderão ficar mais difíceis. Além de trabalharem no mesmo local tem patrões diferentes e são representados por sindicatos de setores distintos. Com isso, a divisão afeta a capacidade de pressão por benefícios”.
Ele concluiu apresentando mais outro dado: “A mão de obras poderá ser usada para tentar fugir das responsabilidades trabalhistas. Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados nos dez maiores flagrantes de trabalho escravo eram terceirizados, conforme dados apresentados pelo próprio Ministério do Trabalho”.
Hoje em todo o país categorias de diferentes classes de trabalhadores estão de braços cruzados protestando contra esse projeto. Por sua a vez, a presidente Dilma Rousseff já se manifestou contrária, mas ele pode retornar para o Congresso derrubando o seu veto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário